Bom dia!
Hoje é 28 de março de 2024
Ouvidoria

História

Em 1957, Mesópolis era apenas uma clareira aberta no mato, para que no dia 06 de agosto fosse fincada a cruz da missa inaugural, celebrada pelo Padre Walter Passman, marcando assim a solenidade de fundação da promissora cidade de Mesópolis.

A área urbana foi se expandindo, as ruas tomando forma, as casas rudes de madeira, foram sendo substituídas pelas de alvenaria. As ruas poeirentas asfaltadas.

Originada de um loteamento feito pelo Dr. Ultimatum Fava e o engenheiro Mozzart Reis, e vendido para várias famílias que foram chegando para o novo povoado. Famílias como as de José Candido dos Reis, Bertani, Felintro Cardoso, Mario Pereira da Costa, Joaquim Ranulfo, Manoel Norte, Geronimo Anselmo, Luis Manoel da Silva, Manoel de Almeida, Pedro Fiúza, Sebastião Dutra Anselmo, Sebastião Correia Pinto, Geronimo Cedral, José Patrício, Geraldo Cristino e outros.

Devido ao Córrego do Meio, que corta a cidade, dividindo-a ao meio, o povoado recebeu o nome de Mesópolis (meso = meio e pólis = cidade).

No ano de 1968, Mesópolis possuía 329 casas (zona urbana), com uma população de 7.500 habitantes, entre zona urbana e rural. Em 1991, ao completar seu 34º aniversário, Mesópolis contava com 358 casas (zona urbana) e 4.000 habitantes na zona urbana e zona rural. Pode se perceber que houve uma diminuição da população, isto ocorrendo devido ao êxodo rural. A falta de serviço para os arrendatários e meeiros levou-os a procurar empregos nas grandes cidades.

Hoje o êxodo rural diminuiu, graças à citricultura e as atividades rurais criadas na região. Devido a esta produção, a cidade recebeu o epíteto de “Cidade dos Cereais”.